segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Receita De Lasanha (Com Berinjela)


Ingredientes:
- 250g de Massa para lasanha (Sem ovos);
- 2 Berinjelas médias à grandes;
- 2 xícaras de chá de arroz (Branco ou integral) cozido;
- 500ml de Extrato ou molho de tomate;
- 250ml de Leite de soja;
- 200g De azeitonas (Sem caroços e fatiadas);
- 3 Folhas de couve grandes;
- 4 dentes de alho;
- 1 cebola grande;
- Pimenta do reino, orégano e manjericão a gosto.

Modo de preparo


Berinjela - Corte as berinjelas em lâminas na vertical. Pincele-as com azeite e sal e leve ao forno em um refratário (eu usei uma forma de alumínio mesmo) por 10 minutos em temperatura média. (Reserve);

Creme de arroz - Em um liquidificador bata todo o arroz, com um dente de alho amassado em 100ml de leite de soja. Se necessário acrescentar água para ficar com uma espessura um pouco mais consistente do que a de um purê (reserve);

Azeitonas com couve - Em uma panela refogue as azeitonas e a couve cortada em fios finos com meia cebola e 2 dentes de alho cortados em lâminas (reserve);

MolhoRefogue a cebola com o alho em azeite e ponha todo o molho de tomate, quando ferver adicione uma colher de sal, uma pitada de açúcar, e temperos diversos de sua preferência. (eu usei um preparado de sal e alho, manjericão, orégano e pimenta do reino). (reserve);

Montagem:
Organize uma fila com as porções dos reservados a frente do refratário (tipo Marinex, grande) na seguinte ordem: Molho – Massa – Berinjela - Creme de arroz – Azeitonas com couve.
Unte o refratário com azeite. E monte as camadas seguindo a ordem: Molho – Massa – Berinjela - Creme de arroz – Azeitonas com couve. De modo que termine com a massa e por último uma generosa camada de molho. Banhe com o resto do leite de soja, cubra com um papel alumínio e deixe descansar por pelo menos 12 horas (o ideal são 24horas). Pode-se assar na mesma hora, mas não fica tão saborosa! (Afinal quem disse que a identidade é construída de uma hora para outra?) Fure o papel alumínio em diversos lugares e leve ao forno por 30 minutos em fogo alto. E está pronta!


A Berinjela (Origem: Wikipedia - A enciclopédia livre.)

A berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol. Ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.
Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo. Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral. É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.


DICA: Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar 15 dias e descansar uma semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.


DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.


Fonte: http://luxalt.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário